Do uso dos produtos, manutenção e garantia

Para a conservação dos nossos produtos seguem alguns cuidados e recomendações:

USO INTERNO
- Mantenha a peça sempre em local arejado;
- Evite exposição ao sol;
- Não armazene o produto embalado sem ventilação por mais de 10 dias;
- Não molhar, pois a cera de proteção não é resistente à água;
- No caso de derramar algum produto líquido, seque com flanela seca e coloque em um local seco e arejado;
- Nunca utilize solventes, álcool, acetona, thinner, abrasivos (esponja de aço), detergentes ou qualquer outro produto que contenha soda ou ácidos para limpar e tirar manchas;
- Use somente pano seco para a limpeza das peças;
- Não exponha a peça a intempéries (sol, chuva e umidade), pois isso pode prejudicar o acabamento e até comprometer a sua estrutura;
- Em caso de manuseio ou transporte, especialmente das peças pesadas, evite arrastá-las: levante-as;
- A madeira poderá sofrer alteração com o tempo. Por conta disso evite ambientes muito secos ou muito úmidos;
- Para conservação recomendamos a aplicação periódica de cera, lustra móveis ou ainda a utilização de nosso “kit manutenção”

USO EXTERNO
Alguns dos nossos produtos podem ser utilizados em espaços externos. Nesses casos, é necessário que isso seja informado no momento da compra. A partir dessa informação, selecionamos as espécies mais recomendadas e também fazemos uso de produtos de acabamento específicos para esse fim, que irão facilitar a manutenção e a conservação da peça.

O ponto de partida é a seleção de espécies de madeira mais resistentes quando submetidas a intempéries, menos susceptíveis ao ataque de organismos xilófagos (fungos apodrecedores, cupins) e com estabilidade dimensional.

Ainda assim alguns cuidados devem ser tomados para aumentar a vida útil e conferir a garantia ao produto:

- Não apoiar as peças diretamente na terra;
- Mesmo em pisos pavimentados, o ideal é que as partes de madeira não estejam apoiadas diretamente no piso, evitando, assim, o contato permanente da madeira com a água;
- Aplicar a cada 4 meses uma demão dos chamados “stain impregnantes” (Polisten, da Sayerlack, Osmocolor, da Montana, etc)..

A exceção da garantia está na mudança da tonalidade da madeira com o passar do tempo, em especial nas peças de uso externo, pois ainda não existem no mercado produtos de revestimento que consigam oferecer total proteção e resistência contra a oxidação e conseqüente alteração de cor.

A imagem abaixo representa a oxidação decorrente da exposição da madeira as intempéries. As duas peças foram fabricadas e colocadas em uso na mesma data. A peça da direita ficou em uma área interna, sem sofrer as alterações relativas à exposição ao sol e à chuva, que são observadas na peça da esquerda.