De Corpo e Alma

Nosso Atelier se notabilizou por apresentar uma proposta diferente, um novo olhar, um novo paradigma com a ótica do sustentável, isso já desde seu início em 1984.

Com o advento da certificação florestal, a partir dos anos 90 essa experiência foi incorporada ao manejo de florestas com selo FSC, iniciando essa transferência de “jurisprudência”. Pessegueiros, caquis e macieiras deram lugar ao Breu, Pau garrote, Paricá; a partir de um projeto pioneiro de manejo certificado em Xapuri-AC.

Desde que iniciamos a produção de objetos e depois mobiliário, sempre buscamos incorporar rachaduras, nós, buracos o brancal ou até mesmo cascas.. O esgotamento dos recursos naturais é um fato, portanto “não podemos mais nos dar ao luxo de jogar fora”.

PARCERIA PARA SUPRIMENTO:
Em 2008 firmamos parceria com a ORSA FLORESTAL e desde então buscamos intensificar os três compromissos assumidos a partir do envolvimento com o manejo na área do projeto JARI-PA.

1º Promover cidadania:
Gerar capacitação com a transferência de conhecimento, promovendo assim a geração de renda na área do manejo – Monte Dourado-PA.

2º Novas Espécies de madeira:
Numa reserva que podemos considerar um “Bioma” pois seus 1.600.000ha contemplam um universo de mais de 600 espécies e apenas 22 delas são comercialmente manejadas, temos o compromisso de pesquisar e introduzir novas espécies; permitindo assim diminuir a pressão sobre determinadas madeiras.

Exemplo – Taxi Preto (Tachigali myrmecophila Ducke) em substituição ao freijó. Apesar de apresentar um grau maior de dificuldade na sua trabalhabilidade, como resultado final permitiu substituiu perfeitamente o freijó no quesito cor e textura.

3º Aproveitamento:
Trabalhando em sintonia com a produção convencional podemos selecionar já desde o manejo e classificação das toras ( peças de baixo rendimento de serraria- tortas, ocadas por exemplo) e destinar esse material para projetos específicos da nossa linha de produtos. Isso contribui sobremaneira com a elevação do aproveitamento da madeira, um recurso natural preciso.

Parceria ORSA Florestal e Pedro Petry

Pedro Petry apresenta design sustentável em Parceria com ORSA Florestal

Coleção “Pedro Petry para Orsa Florestal” dá início à parceria entre o renomado designer e uma das principais empresas brasileiras no segmento de madeira tropical certificada e sustentável

Quem em plena metrópole não gostaria de ter em casa um pouquinho da floresta amazônica, manejada com respeito ao ciclo natural de seu ecossistema? Reproduzida em objetos de design arrojado e exclusivo, a floresta renasce incorporada a peças produzidas artesanalmente em madeira tropical certificada.

A coleção é confeccionada com matéria-prima da Orsa Florestal – empresa produtora de madeira tropical certificada pelo FSC a partir do manejo sustentável de florestas nativas na Amazônia – conciliando o design sustentável, marca do trabalho desenvolvido por Petry, e a madeira com garantia de origem. Desde 2004, a Orsa Florestal realiza o manejo sustentável em 545 mil hectares na região amazônica do Vale do Jari (PA), onde aplica técnicas de baixo impacto que permitem conciliar o uso da floresta com sua preservação. A empresa conta com a chancela do FSC (Forest Stewardship Council) em toda sua cadeia de custódia – da floresta até o processamento da madeira nas serrarias. Matéria-prima procedente do manejo da ORSA FLORESTAL, projeto Jari- PA; com certificação comprovada pelo princípios do FSC – garantido pela licença Nr. FSC – C002761 com validade até 15/07/2014.

Comprovação pelo link: www.info.fsc.org
FSC License Code FSC-C002761